Num retorno a Joinville, vindo de Palhoça, resolvemos sair da rota e conhecer essa cidade que fica uns 15 km da BR 101.
Local,muito bonito de origem Alemã, conhecido como maior produtor de hortaliças no estado de Santa Catarina. Na praça principal você encontra a Igreja Matriz e a Prefeitura.


Curiosidade é o formato do ponto de ônibus.

No caminho passamos por essa simpatica igreja de Santa Catarina.

Duração do nosso Pit Stop: 2 h.
INFORMAÇÕES DA CIDADE:
Coordenadas: 27° 31′ 01″ S 48° 46′ 04″ O
Munícipios Limítrofes: Angelina, Biguaçú, Major Gercino, São João Batista, São José, e São Pedro de Alcântara.
Distância da Capital: 32 km
Fundação: 06 de novembro de 1963.
Área total: 234 km2
População (IBGE 2022): 11.224 hab.
Densidade: 47,88 hab./km2
Clima: Subtropical
BIOMA: Mata Atlântica
Altitude: 30 m
PIB Per Capita (2020): 91.539,94
Salário médio mensal dos trabalhadores formais (2021): 2,3 salários-mínimos
Antônio Carlos é um município do estado de Santa Catarina. O topônimo deve-se ao político brasileiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.
Origens e povoamento
Em 1828 o governo imperial brasileiro deu uma ordem para ser fundada a Colônia São Pedro de Alcântara, no talvegue do rio Maruim, no município de São José, perto de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Logo depois da ordem imperial, durante a chegada de uma grande quantidade de colonizadores foi penetrado o talvegue do rio Biguaçu, (nas proximidades do primeiro), dando início ao povoamento das terras atualmente pertencentes ao município de Antônio Carlos. Eram naturais da Alemanha (ou seja, eram os primeiros colonizadores alemães de Santa Catarina), e vieram de Bremen. Os colonizadores alemães por uma grande variedade de fatores, não tiveram sucesso de se estabelecerem no lugar onde ocorreu a fundação da colônia.
Governo – Formação administrativa
Por meio da Lei nº 928, de 6 de novembro de 1963, criou-se o município de Antônio Carlos, com território que se desmembrou de Biguaçu. O novo município foi instalado no dia 21 de dezembro do mesmo ano em que foi criado. O senhor Sebastião João Pauli foi o prefeito que venceu as primeiras eleições municipais.
Subdivisões
Antônio Carlos possui apenas o distrito sede, formalmente constituído em 21 de dezembro de 1963 (Fonte:IBGE). Destacam-se as seguintes localidades:
- Centro
- Canudos
- Egito
- Guiomar de Baixo
- Guiomar de Dentro
- Guiomar de Fora
- Louro
- Rachadel
- Rio Farias
- Santa Barbara
- Santa Maria
- Vila Doze de Outubro
Economia
Conforme se lê na página da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, a economia do município baseia-se na agricultura, o maior produtor de hortaliças de Santa Catarina com produção média anual de 150 mil toneladas. A agricultura é a força da economia do município. Pelo menos 80% das famílias antoniocarlenses vivem da produção e comercialização dos hortifrutigranjeiros, abastecendo 60% dos CEASA de Santa Catarina. Outros dois pontos que estão se fortalecendo na economia local são o turismo e a fábrica de refrigerantes, produzindo coca-cola. Fonte: https://www.antoniocarlos.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/43356

Cultura – Língua nacional e língua local
Ao lado da língua portuguesa, o idioma nacional e oficial do Brasil, o alemão Hunsrückisch também faz parte do histórico do município desde seus tempos pioneiros, gozando oficialmente do status de língua co-oficial.
